Muito Prazer

Teoria da Construção de Carreira

Life Designing - A construção da carreira passa pela construção de si.

As construções identitárias, são formadas na interação entre do indivíduo e o meio, em um processo dinâmico, mediado pelo discurso.

A essa criação conjunta de uma forma, de uma identidade, de uma interpretação, de uma ação, de uma realidade; chamamos co-construção.

O prefixo “co” cobre uma gama de processos interacionais, incluindo: colaboração, cooperação e coordenação.

“Uma das mais importantes implicações de se tomar a posição de co-construção é que passa a existir uma responsabilidade distribuída entre interlocutores” (Jacoby e Ochs,1995).

E ao falar, ao se posicionar acerca de um evento o indivíduo esta revelando sua identidade.

Construir o conhecimento, a partir da interação do sujeito com o meio é a filosofia da abordagem socioconstrutivista, que se baseia na co-construção e na linguagem como veículo.

Com essas influências, Savickas, Guichard e Duarte; junto a um grupo seleto de pesquisadores, nos trazem o trabalho mais contemporâneo referente à carreira.

O Life Designing, que traz as últimas concepções elaboradas por Donald Super e realiza uma composição das propostas teóricas emergentes nas últimas décadas, mas com um enfoque de base construcionista, uma visão completamente nova e adequada à realidade atual.

Acompanhando a evolução do mundo e a relação do homem com o trabalho, as teorias sobre carreira vieram da busca do ajustamento do homem ao mercado de trabalho, passando pela ajuda para que ele desenvolvesse uma carreira e enfrentasse transições nas mesmas. Culminando, estão com este novo posicionamento de construção de carreira que visa ajudar o indivíduo a construir dinamicamente sua carreira em um mundo em transição?

E esse processo de construção se utiliza da linguagem, da narrativa, do discurso, para fazer aflorar as identidades e posicionamentos do indivíduo de forma colaborativa com seu interlocutor, que podem ser professores, mentores, coachs, líderes, influenciadores.